Grande parte dos investidores da Bolsa de valores inicia suas operações com pouca ou nenhuma formação de mercado. É fato. De 2019 a 2020 houve um incremento de mais de 100% no número de pessoas físicas na bolsa de valores brasileira. Passamos de 1 milhão e trezentas mil pessoas para 3 milhões de pessoas. Isso se deve a diversos fatores, mas os mais concretos foram, sem dúvida, a taxa Selic em 2%, recorde de baixa, que praticamente inviabilizou aplicações da renda fixa e da poupança. No cenário de 2020, a inflação supera já estas aplicações e o que temos são as commodities, o câmbio e a bolsa, basicamente; então os investidores migraram para a B3, a antes denominada Bovespa, aumentando o volume diário de negociação em um ano para 31 bilhões de reais diário, em média, incremento em torno de 50% em um ano.
Tendo tantos novatos na bolsa, estes dão o start em suas aplicações com economias de meses, de anos, de uma vida inteira, levados por propagandas milagrosas, vídeos postados no youtube com promessas de lucros gigantescos. O que de fato ocorre? A maioria sai com prejuízos, com valores menores do que entraram e aqueles que alavancam no mercado derivativo, assim saem com dívidas impagáveis! Triste, não? Mas, nem todos ingressam no mercado de renda variável assim. E você está dando os primeiros passos para não incorrer neste erro.
Sabemos que existem diversos gurus da bolsa atualmente. Muitos operam pelo instagram, youtube, whatsapp, sites de aplicadores, etc. A verdade que poucos mostram seus prejuízos como um todo. Mostram seus lucros e seus pequenos prejuízos, em sua imensa maioria. Faz parte da natureza humana, principalmente da sociedade ocidental, mostrar as vitórias e esconder as derrotas. Mas, as derrotas servem para amadurecer e evitar outras derrotas por erros de falta de aprendizado. E uma das atividades que não tolera erros por falta de conhecimento é o mercado de renda variável como a B3.
Dito isso, aqui mesmo na introdução vale os primeiros dois ensinamentos:
Tenha sua própria estratégia, não a de gurus. E que sua estratégia seja baseada em fatos e argumentos verdadeiros e não achismos. Aqui a emoção fica para depois do setup concluído.
Este curso tem como pilares grandes diferenciais: ensinar a dinâmica basilar do mercado de capitais, as teorias, a legislação essencial, o conhecimento para ser um trader responsável e o principal: passar conhecimentos práticos do mercado, e fazer você evitar cair em erros primários de todo investidor neófito. Três deles básicos: Não siga manada! Fuja de guru! Não opere contra tendência.
Recentemente um guru de milhões de seguidores, que disse a vida inteira que nunca operaria com metais preciosos, passou a fazê-lo acreditando na falência do mercado de moedas. Não existem verdades absolutas neste ramo financeiro.
Assim, no decorrer do curso serão abordadas outras armadilhas, desde as clássicas até aquelas comumente praticadas por características humanas inerentes.
Os objetivos deste curso são lhe dar a maturidade suficiente para operar na B3 e em outras bolsas de valores, com segurança e trabalhando de forma consciente os riscos do mercado de renda variável; saber o que está fazendo de fato no home broker e ter resposta a pergunta: eu já sei operar na Bolsa, de verdade? Sei pilotar esse painel de avião chamado HB?
Então, vamos lá!